Mãos que regam novas realidades

Conheça as famílias agricultoras que fazem parte da Rede Raízes da Mata

Nós já falamos muito aqui no nosso site e no nosso Instagram sobre as famílias agricultoras que fazem parte da Rede Agroecológica Raízes da Mata, né?

Mas você conhece mesmo a essas famílias? 

Entrada do Sítio do Leite. (Foto: Raony)

Se você acompanha nosso trabalho desde antes da pandemia, a resposta provavelmente vai ser sim. As famílias agricultoras participaram de diversas rodas de conversa, eventos e tantas outras atividades promovidas por nós e por nossos parceiros como ECOA, CTA. De uma forma ou de outra a gente estava sempre se encontrando, trabalhando e trocando saberes. Mas se você está nos conhecendo agora, pode ser que você ainda não conheça o Raony, a Edinha e o Gil, o José Carlos e a Maria do Socorro, o Daniel Mujali e a Ísis, a dona Eva e o Seu Pedro ou o pessoal do Alba Quercus e do Sítio Bertoldo. 

Fazer conhecer as histórias maravilhosas destas pessoas, que junto com suas famílias regam com amor e carinho as maravilhas que eles produzem, é fundamental para que nossa labor seja completa.  

São muitas as mãos que fazem parte dos processos da Rede Raízes da Mata, e as famílias agricultoras são as que plantam e colhem os vegetais do hortifruti que dão forma e brilho a tudo isso. Também temperam nossas vidas com os sabores dos alimentos que algumas dessas famílias processam, como os bolos e pães. Pessoas que dedicam as suas vidas a uma realidade mais justa e sustentável, onde cada um tem o seu papel e assim levamos diversidade para as mesas. 

José Carlos e Maria do Socorro mostrando mandioca e feijão provenientes da produção da família. (Foto: Raony)

 Hoje o nosso convite para que você conheça melhor a família do José Carlos, Maria do Socorro Sobreira e seus filhos. A Maria e o José têm a agricultura familiar nas veias, aprenderam a cultivar alimentos com seus familiares e hoje repassam esse e outros conhecimentos para seus filhos. Em 2019 tiveram sua produção certificada como orgânica e desde 2012 participam ativamente na Rede Raízes da Mata, provendo os mais diversificados alimentos desde o Sítio do Leite (Zona Rural de Viçosa). 

José Carlos Vitor colhe mandioca no Sítio do Leite, em Viçosa-MG. (Foto: Raony)

Você pode conhecer um pouco mais sobre a família no link a seguir: 

Deixe uma resposta