OCS Raízes da Mata realiza mutirão na casa de Seu Zé Carlos e Dona Maria

No sábado dia 27/11/2021 foi realizado o penúltimo mutirão da OCS Raízes da Mata no ano, realizado na casa da Dona Maria do Socorro e do Seu José Carlos, localizada em Varginha, município de Viçosa-MG.

Inicialmente foi realizada uma conversa sobre o funcionamento da OCS e sua continuidade em 2022. Mesmo com a saída de famílias e as dificuldades impostas pela pandemia nos últimos dois anos, três famílias optaram em continuar. Para isso serão feitas as atualizações nos documentos da OCS, que serão encaminhados à Superintendência Federal de Agricultura/SFA do MAPA em Minas Gerais no início de 2022. Conversou-se também sobre a forma de recolhimento das mensalidades do grupo e possibilidades de projetos para os próximos períodos, como a emenda parlamentar do Deputado Patrus Ananias executada via UFV. Além disso, agendou-se o último mutirão do ano para dezembro.

Em seguida, foi feita a apresentação do estudo realizado pelo estudante Diogo da Rede de Mutirões Agroecológicos da Zona da Mata Mineira (REMA-ZM), no qual apresentou o histórico dos índices de biomassa e água nas plantas, tanto no verão como no inverno, nos últimos 6 anos nas áreas das famílias integrantes da OCS. O estudo utilizou imagens de satélite e técnicas de sensoriamento remoto, comparando-se com os índices de uma propriedade convencional. Ficou nítido para as famílias os índices mais estáveis de biomassa e água nas plantas e a menor susceptibilidade às variações climáticas nas propriedades agroecológicas e de produção orgânica.

Mapa de uma das propriedades da OCS Raízes da Mata.Índices de biomassa da propriedade durante o verão de 2021 (quanto mais escuro maior).Índices de água nas plantas da propriedade durante a mesma época do ano da foto ao lado (quanto mais escuro maior).

Antes das ações práticas do mutirão, realizamos as trocas de sementes e mudas trazidas pelas participantes, como o saião, o alho, diferentes tipos de cana, abiu amarelo, mandioca, couve, ora pro nobis, entre outras. Na segunda parte realizamos o trabalho de capina em uma área destinada ao consórcio de mandioca e fruteiras, assim como a limpeza manual da horta. Ao término da atividade, fizemos a mesa da partilha, onde além do bom e velho cafezinho com broa, tivemos deliciosos sucos naturais trazidos pelas famílias.

Elaboração: Diogo Nogara e Eugênio Resende/Geninho

Revisão: João Vitor Moraes Campos

Deixe um comentário